O Projeto

O ACESSO DOS AGRICULTORES À ANALISES QUÍMICAS NO PROCESSO DE PÓS-COLHEITA


Projeto idealizado a pedido do Professor Ricardo Leite, ministrado a disciplina de Química Analítica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no intuito de conhecer situações práticas que envolve a química analítica relacionadas ao curso dos alunos envolvidos, no caso Agronomia.  

A partir do conhecimento prático no Laboratório de Pós-Colheita da UFERSA de um dos integrantes do grupo, começou a se pensar especificamente nas análises químicas realizadas em frutos e hortaliças.


Alimentos de origem vegetal, como as hortaliças e frutas, desempenham um importante papel na alimentação humana devido ao valor nutricional e atributos sensoriais. Levando em consideração a necessidade e a importância da nutrição para os seres humanos e a perecibilidade de hortaliças e frutas, faz-se necessário o estudo da aplicação de diferentes métodos de conservação como o emprego do calor, do frio, da salga, de aditivos químicos, da radiação e outros.

A maior parte da produção agropecuária no Brasil é proveniente da Agricultura Familiar, onde muitas vezes, os produtores não dispõe de tecnologias avançadas em sua propriedade, mas, mesmo assim, são capazes de produzir com base em seus conhecimentos herdados em seus antepassados. De forma empírica, o agricultor desempenha todos as fases de produção, desde plantio até todos os procedimentos da pós-colheita. 

A partir disso, este blog destina-se a repassar com clareza a realização dos processos de análises químicas em Pós-Colheita dos pequenos agricultores da nossa região, como são feitas os estudos para manter a qualidade dos produtos por um determinado período ou até chegar ao consumidor final. Surge, então com o objetivo de conhecer os procedimentos de pós-colheita utilizado pelos pequenos agricultores que não possuem acessos as analises químicas dos seus produtos.