quinta-feira, 20 de junho de 2013

Definição de Pós-Colheita


O termo Pós-Colheita refere-se ao estudo e ao conjunto de técnicas aplicadas à conservação e armazenamento de produtos agrícolas como grãos, frutas, hortaliças, tubérculos, entre outras logo após a colheita até o consumo ou processamento.

A pós-colheita se inicia no momento da separação do produto do seu meio por ato deliberado, com a intenção de utilizá-lo como alimento e termina quando é submetido ao processo de seleção  para o consumo final.

As práticas de manuseio pós-colheita são tão importantes quanto as práticas culturais. De nada adianta a utilização da moderna tecnologia agrícola visando ao aumento da produção de alimentos, se estes não forem convenientemente aproveitados pelo homem. E muitos problemas relacionados com a perda acentuada de qualidade e deterioração dos alimentos são o resultado de danos sucessivos e cumulativos que estes sofrem durante todos os seus períodos de manuseio, armazenamento e transporte (Sigrist et al., 2002, citado por MORAES, 2006 ).





REFERÊNCIAS

Fisiologia pós-colheita de produtos hortícolas. Disponível em: http://www.ceasa.pr.gov.br/arquivos/File/pal_capacitacao_pos_colheita.pdf. Acesso em: 20 de junho de 2013.

LEINDECKER, A.L.; SCHMIDT, M.L.C.; SILVA, M.C.; BURDINHÃO FILHO, M.O. Fisiologia Pós-colheita e outros Hormônios vegetaisToledo. 2011. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/143217434/Fisiologia-Pos-Colheita-e-Outros-Hormonios-Marcelo.> Acesso em:  20 de junho de 2013

MORAES, I.V.M. Pós-colheita e conservação de hortaliças, 2006. Disponíveis em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4CMAJ/pos-colheita-conservacao-hortalicas>. Acesso em: 20 de junho de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá.. gostou?? comente..