sexta-feira, 26 de julho de 2013

Procedimento de Análises Laboratoriais - Acidez Total Titulável


A acidez total titulável é a quantidade de ácido de uma amostra que reage com uma base de concentração conhecida. O procedimento é feito com a titulação de uma alíquota de amostra com uma base de normalidade conhecida utilizando fenolftaleína como indicador do ponto de viragem. Quando a amostra é colorida, a para torná-la de uma cor bastante clara. viragem pode ser verificada através de um potenciômetro pela medida do pH ou por diluição da amostra em água

Os métodos comumente usados para medir a acidez de frutos e hortaliças podem ser generalizados para propósitos de indicar o parâmetro do sabor ácido ou azedo, a acidez total titulável é o método mais viável, enquanto que para propósitos de determinar a qualidade dos produtos processados, o pH é o método mais útil.


REFERÊNCIAS
Acidez em Alimentos. Disponível em: <http://bioquimicamm.blogspot.com.br/2008/10/acidez-em-alimentos-1.html>. Acesso em: 26 de jul. de 2013.

OLIVEIRA, R., Acidez Total Titulável (ATT). Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/85554556/ACIDEZ-TOTAL-TITULAVEL>. Acesso em: 26 de jul. de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá.. gostou?? comente..