terça-feira, 6 de agosto de 2013

Procedimento de Análises Laboratoriais - Determinação da produção de etileno por determinação da concentração de etileno no espaço livre.


O etileno, também conhecido como “hormônio do amadurecimento”, é o único regulador vegetal gasoso, que apresenta atividade biológica em concentrações bastante reduzidas. É produzido em todos os estágios do ciclo de vida do fruto, em quantidades variáveis com o tecido e com o estádio de desenvolvimento e a sua movimentação pode se dar por difusão na fase gasosa dos espaços intercelulares dos tecidos.. Tais quantidades podem ser aumentadas por ferimentos.
O Etileno desempenha um papel importante e decisivo durante o armazenamento, e  estimula o amadurecimento dos frutos na câmara frigorífica. Parâmetros físico-químicos de qualidade tais como a firmeza da polpa e, especialmente, a cor verde dos frutos, são afetados pela ação do etileno, proporcionando assim, frutos com baixa firmeza e mais amarelos, reduzindo o tempo de armazenamento (STREIF, 1992)


O precursor natural do etileno é a metionina que é convertida em SAM (S-adenosilmetionina), que por sua vez é decomposta em ACC (1-amino-ciclopropano-1-carboxílico), precursor direto do etileno.

Metionina  → SAM  → ACC  → Etileno

A produção de etileno é bastante reduzida nas frutas não-climatéricos, porém sua aplicação exógena provoca um aumento na respiração, proporcional à sua concentração. Com a retirada do etileno, a respiração volta à taxa normal. Já nas frutas climatéricas, ocorre o início da produção de etileno no início do climatérico, até um pico, apartir do qual ocorre declínio na evolução do gás, sendo que o pico da produção de etileno coincide com o pico climatérico da respiração. 
O nível de etileno normalmente encontrado no ambiente é inferior a 0,005 ppm, as altas concentrações de etileno, na presença de oxigênio, além de provocarem distúrbios fisiológicos, são, também, explosivos. Como produzem etileno e outros gases tóxicos, as máquinas de combustão interna devem evitadas em locais de armazenagem de perecíveis.
A produção de etileno (C2H4) pelos frutos (expressa em nl C2H4.kg-1.h-1) pode ser determinada através de cromatografia gasosa. Neste caso, usa-se um cromatógrafo equipamento que detecta o teor de ionização, mantida isotermicamente à temperatura de 100°C. Síntese de etileno é fortemente dependente da presença de O2, o qual é necessário para ativação da metionina e, também, para posterior conversão l.min-1Vale salientar, já existem plantas transgênicas nas quais a síntese de etileno está bloqueada e cujos frutos apresentam retardo no amadurecimento.



REFERÊNCIAS

FACHINELLO, J.C; KERSTEN, E. Etileno. Fruticultura: Fundamentos e Práticas. Disponível em: <http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/livro/fruticultura_fundamentos_pratica/9.6.htm>. Acesso em: 06 de ago. de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá.. gostou?? comente..